quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

01 de fevereiro a 20 de maio acontece a Exposição de restauro dos painéis "Guerra e Paz", de Candido Portinari no Rio de Janeiro

Os painéis “Guerra e Paz” de Portinari, em restauro, são expostos em um ateliê aberto ao público no Rio de Janeiro.
    Foto:  Painéis “Guerra e Paz” do pintor brasileiro Cândido Portinari,


Reprodução: Agência EFE Brasil

Rio de Janeiro, 2 fev (EFE) - Os painéis "Guerra e Paz", do pintor brasileiro Candido Portinari estão expostos em um ateliê aberto ao público no Rio de Janeiro, onde é possível conferir a restauração das obras antes de seu retorno à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Os trabalhos de restauração foram apresentados nesta quarta-feira aos jornalistas pela Fundação Portinari, que transferiu os painéis de Nova York e é responsável por sua atual exposição fora da ONU.

Os murais que compõem o trabalho de Portinari (1903-1962) foram uma encomenda do Governo brasileiro ao artista em 1952 para serem enviados à sede da ONU, onde permaneceram desde 1957 sem serem exibidos ao público por razões de segurança.

A iniciativa quer mostrar em primeira mão aos brasileiros que visitarem o Palácio Gustavo Capanema, antiga sede do Ministério da Educação, como se restaura uma obra de arte.

Até o dia 20 de maio os painéis serão submetidos a um processo de limpeza com esponjas além do emprego de inovações tecnológicas de artes plásticas, disse à Agência Efe Cláudio Valerio Teixeira, um dos coordenadores da restauração.

"As pinturas, em termos gerais, estão em bom estado, mas vamos realizar uma limpeza utilizando esponjas porque é a técnica que oferece menos riscos", explicou Teixeira.

Antes de sua passagem pelo ateliê, os painéis do artista foram expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde Portinari apresentou seu trabalho pela primeira vez em 1956.

Antes de seu retorno a Nova York, o conjunto de murais passará por São Paulo e Brasília.

Em caso de receber financiamento, a Fundação Portinari estuda expor a obra do pintor, considerado como um dos principais artistas do Brasil no século XX, em cidades europeias como Paris e Roma.




::::::::::::::::::::::::::::::::::::

RESTAURAÇÃO

Ateliê aberto GUERRA E PAZ, de Portinari

Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
(21) 2240-3344

De 01 de fevereiro a 20 de maio de 2011-02-08
Horário : 3ª a 6ª das 10h às 17h


Entrada Franca

:::::::::::::::::::::::::::::


Saiba mais...

Esta exposição e restauro no Brasi, faz parte do « Guerra e Paz - Projeto Portinari ». Os painéis medem 14m de altura por 10 de largura (aprox.), encomendados pelo governo brasileiro a Candido Portinari para presentear a sede da ONU, no final de 1952. Portinari trabalhou com dedicação durante 4 anos no auditório dos estúdios da TV Tupi ; na confecção de 180 estudos, esboços e maquetes para os murais. Em 5 de janeiro de 1956, Candido Portinari entrega va os painéis Guerra e Paz ao Ministro das Relações Exteriores Macedo Soares, para doação à Organização das Nações Unidas (ONU).
A pedido do Governo Brasileiro, a ONU entregou a guarda de Guerra e Paz ao Projeto Portinati, até agosto de 2013, em função de sua sede está em reforma, com a condição de devolvê-lo restaurado. A Direção Geral do Projeto Portinari é do filho do pintor, João Candido Portinari.

O PROJETO GUERRA E PAZ.


« A vinda dos painéis Guerra e Paz para restauração no Brasil oferece a oportunidade de apresentarmos a estudantes, estudiosos e ao público interessado os modernos procedimentos e técnicas de restauro usados no Brasil. » Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário