Fotógrafos populares da Maré e fotojornalistas da imprensa carioca: juntos discutem os seus olhares sobre a fotografia.
Por Nelma Espíndola*
Será imperdível esse evento, pois traz duas possibilidades extraordinárias de desconstrução das imagens disseminadas pela “espetacularização da bábarie” e da “criminalização da pobreza”, tendo a favela como referência para isso. A própria exibição desse maravilhoso filme e o debate que vai acontecer em seguida.
Já assisti o referido filme de Guillermo Planel, em Avant-Première, em setembro de 2010, no Curso de Extensão Jornalismo e Políticas Públicas Sociais, da NETCCON.ECO.UFRJ, sob coordenação do professor Evandro Ouriques. A Mesa de Conversa na ocasião foi enriquecedora, com o próprio cineasta e o fotógrafo Maurício Hora (Flavelarte).
O EVENTO...
Acontecerá neste próximo sábado (29), a exibição do filme “VIVendo um Outro Olhar”, de Guillermo Planel, seguido de entrevistas em formato de debate, com convidados.
O evento será no Observatório das Favelas, na Maré – RJ, que fica na Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Maré – RJ. O horário de exibição será das 8h30 às 10h, com entrada gratuita.
O debate acontecerá às 10h30 e será documentado pelo próprio Planel.
MAIS DETALHES...
A pesquisadora Alice Baroni, doutoranda em Londres, fará as entrevistas com fotojornalistas da imprensa carioca e fotógrafos populares. O mote desse debate será o exame de “como o fotojornalismo pode, potencialmente, representar a realidade de empoderar os moradores de favelas e periferias cariocas”.
Seguindo esse olhar, se buscará saber, por exemplo, a rotina produtiva dos fotógrafos populares e da imprensa, através da busca da compreensão de como se processa a “produção imagética sobre as favelas e a relação dialógica dos fotojornalistas com as comunidades de favela, bem como, entre si”.
:::::::::::::::::::::::::::::
O Trailer do VIVendo um Outro Olhar
O filme segundo Guillermo Planel
http://guillermoplanel.blogspot.com/2010/07/filme-vivendo-um-outro-olhar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário