segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

11 de janeiro de 2011, acontece o Seminário IPEA - Panorama brasileiro das comunicações e das telecomunicações, em São Paulo.

Pesquisa analisa comunicação e telecomunicação no Brasil



Panorama da comunicação e das telecomunicações será lançado terça-feira (11) em São Paulo, com a presença de especialistas e acadêmicos. Obra organizada pelo Ipea e Socicom traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações, estratégico para o País, que, apesar de ser muito debatido, não é objeto de muitas pesquisas por parte dos órgãos de estado. Nos três volumes do livro, foram reunidas diferentes dimensões que se complementam e ajudam na elaboração de futuras políticas públicas para o País.

Redação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam nesta terça-feira, 11, às 8h30, a obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. A pesquisa, uma iniciativa inédita no Brasil, será lançada no escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista, 2.163, 17º andar), com a participação do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e do presidente da Socicom, José Marques de Melo.


Seminário IPEA - Panorama brasileiro das comunicações e das telecomunicações


11 de janeiro de 2011 – 8h30 às 13h00 – São Paulo

Local: Escritório da Presidência da República

Avenida Paulista, 2163 - 17º. andar



8:30 às 9:30 – Abertura

- Marcio Pochmann – Presidente do IPEA

- Cezar Alvarez – Secretário executivo do Ministério das Comunicações

- José Marques de Melo – Presidente da Socicom

- Helena Chagas – Ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


9h30 às 11h00 Painel 1 – Panorama das Comunicações

- Moderador – Daniel Castro – Assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do IPEA

- Maria Cristina Gobbi – Bolsista do IPEA

- Andréa Ferraz Fernandes - Bolsista do IPEA

- Sivaldo Pereira da Silva - Bolsista do IPEA

- Gilberto Maringoni – Professor de jornalismo da Faculdade Casper Líbero (SP) e bolsista do IPEA


11h00 às 13h00

Moderadora – Cosette Castro – Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília

Marcio Wohlers – Diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura

João Maria de Oliveira – Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA

É necessário confirmar presença pelo email eventos@ipea.gov.br, enviando nome completo e RG.

A obra a ser lançada nessa oportunidade traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações, estratégico para o País, que, apesar de ser muito debatido, não é objeto de muitas pesquisas por parte dos órgãos de estado. Nos três volumes do livro, foram reunidas diferentes dimensões que se complementam e ajudam na elaboração de futuras políticas públicas para o País. O estudo conta com a participação de pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa.

O primeiro volume é dividido em duas partes. A primeira traz o estudo das tendências nas telecomunicações e reúne artigos escritos exclusivamente para o livro, além de textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações. A segunda parte traz artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos.

O segundo volume da obra é dedicado a resgatar a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da comunicação nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI.

No terceiro volume, é apresentado o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação. O volume traz dados sobre o número de faculdades e cursos de pós-graduação em comunicação no país, com áreas de concentração e crescimento; sobre as profissões existentes na área e as novas habilidades necessárias para uma indústria de conteúdos e serviços digitais; e sobre as indústrias criativas e de conteúdos e os movimentos das empresas em direção ao modelo digital, além de uma comparação com outros países, possibilitando a análise das fragilidades e potencialidades do Brasil.


Fonte: Carta Maior

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Veja o conteúdo da obra. Clique aqui: IPEA.

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