terça-feira, 16 de novembro de 2010

17 de novembro de 2010 acontece o debate Jornalismo Político no auditório do CFCH da UFRJ, campus da Praia Vermelha - RJ.

Release Oficial


Meio a Meios: IV Semana de Jornalismo da UFRJ terá como tema a Convergência na mídia

  
Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, às 18h, estudiosos e jornalistas irão discutir o tema da Convergência na mídia durante a IV Meio a Meios, que acontece no Campus da UFRJ, na Praia Vermelha. O evento contará com três mesas de debates, que serão divididas em Jornalismo Cultural (16), Jornalismo Esportivo (17) e Jornalismo Político (18). Em paralelo, o evento promoverá um concurso de produção textual, em parceria com a Editora Contexto.

Para este ano estão confirmados nomes como Sérgio Cabral, Julio Daio Borges, Ricardo Noblat e Ségio du Bocage.

A Meio a Meios IV terá como preocupação comum a todas as mesas do evento a relação entre o jornalismo e as novas possibilidades de se comunicar. Iremos discutir como a ética cidadã e a ética profissional podem caminhar – e caminham – lado a lado. Assim, será possível manter em pauta a reflexão quanto ao potencial sociabilizador da atividade jornalística, cujo princípio maior é prestar um serviço de interesse público.

A Semana de Jornalismo da UFRJ é organizada pelo Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação (PET-ECO) e já está em sua quarta edição. Temas como o Jornalismo 2.0 e Jornalismo Cidadão foram abordados em edições anteriores, reunindo grandes nomes como Caco Barcelos, Michel Melamed, Daniel Piza, Alex Escobar e Newton Carlos.

Para ver a programação completa do evento, os temas e regulamentos do concurso, acesse http://www.meioameios.com/

Acompanhe o evento pelo twitter.com/meioameios

:::::::::::::::

Programação de amanhã, dia 17 de novembro:

Debate JORNALISMO POLÍTICOàs 18h no Auditório do CFCH - Campus da Praia Vermelha - UFRJ.


* Laurindo Lalo Leal -USP


Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Publicou os livros "Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão"; "A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão"; "A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão" e "Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC". Além de artigos sobre cultura e comunicação, com ênfase na televisão, em publicações científicas e de divulgação. Foi Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo (gestão Luiza Erundina) Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é Ouvidor-Geral da Empresa Brasil de Comunicação e diretor-apresentador do programa VerTV transmitido pela TV Câmara e pela TV Brasil.



* Carlos Lungarzo - Anistia Internacional


Membro de Anistia Internacional e Voluntário do Alto Comissionado das Nações Unidas para os refugiados. Publicou ensaios curtos sobre Direitos humanos e assuntos de tipo social em diversos blogs. Escreveu o livro Vendetta! sobre o julgamento do escritor italiano Cesare Battisti.






* Ricardo Noblat - O Globo



Nascido em Recife, em 1949. É um jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Noblat foi editor-chefe do Correio Braziliense e da sucursal do Jornal do Brasil em Brasília. Atualmente, Noblat mantém um dos mais notáveis blogs do Brasil,o Blog do Noblat, no portal do jornal O Globo.






* Felipe Vaz - - Coordenador de mídias sociais da Marina Silva (2010)                                             
                                                                      
Colaboração e mídias sociais, mestre em comunicação pela UFRJ. Coordenou a operação de mídias sociais da campanha de Marina Silva à presidência em 2010. Concebeu o user experience, a arquitetura e as regras de negócios, e coordenou o desenvolvimento do site Overmundo, do Portal Literal, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da sala de imprensa online e dos webcasts da Vale. Recebeu o prêmio Colunistas Rio por campanhas online, e o IBest pelo site de referência em música brasileira Cliquemusic. Ex-diretor da agência interativa Tecnopop, atua hoje como consultor independente, atendendo clientes como a Rede Globo, a Cepal e o Viva Favela. É um dos coordenadores do Instituto Overmundo.



* Cristina Rego Monteiro - Mediadora 


Doutora em Comunicação e Cultura, com a tese “A pauta jornalística e suas mediações”, pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde se graduou. Jornalista e professora universitária. Atualmente é professora adjunta e  coordenadora da CPM da ECO/UFRJ. Já trabalhou como repórter especial, apresentadora e produtora de telejornalismo na Rede Bandeirantes de Televisão e foi chefe de redação na Agência Publicitária “A to Z”. Atuou como repórter especial e apresentadora na Rede Manchete de Televisão, e CNT e como chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

Ganhou em 1981 o Troféu “Melhor Repórter”, concedido pelo Programa  Discoteca do Chacrinha. Já em 1982 foi vencedora do Prêmio “Wladimir  Herzog”, com a matéria “Corredores da Justiça”, uma denúncia sobre as condições do sistema penitenciário brasileiro, transmitida em rede nacional pela Bandeirantes. Em 1983 foi considerada a melhor repórter do Carnaval do Rio de Janeiro, pela Rede Bandeirantes de Televisão, ganhando o prêmio cedido por essa emissora. Em 1984 e 1985 também pelas coberturas carnavalescas foi vencedora dos Prêmios Momo de Ouro.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nenhum comentário:

Postar um comentário