domingo, 10 de abril de 2011

Até 15 de julho estarão abertas as inscrições para a edição 2011 - 2013 do programa Rumos Jornalismo Cultural, do Itaú Cultural.



Estão abertas as inscrições para o edital do programa Rumos Jornalismo Cultural, edição 2011-2013, do Itaú Cultural


A quarta edição do programa reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão do papel da academia, da mídia e das instituições culturais na construção do que se convencionou chamar de editoria de cultura no jornalismo. A realização do programa também se justifica pela relevância que universidades, professores, estudantes, veículos de comunicação e jornalistas têm como atores essenciais na construção do diálogo entre sociedade e agentes culturais diversos - artistas, curadores, pesquisadores, gestores, produtores, técnicos, etc.


O edital é dividido em duas carteiras distintas: Carteira Estudante e Carteira Professor

- Carteira Estudante: o candidato deverá estar matriculado no curso de Comunicação Social e/ou Jornalismo e estar cumpindo entre 30% e 60% dos créditos curriculares (equivalentes ao terceiro e ao quinto semestres). As inscrições dos estudantes se dão com  de acordo com orientações detalhadas no edital, disponíveis no site www.itaucultural.org.br/rumos . O estudante pode optar em enviar trabalhos em quatro categorias: reportagem impressa; reportagem radiofônica; reportagem audiovisual; web-reportagem.

- Carteira Professor: as inscrições desta carteira se dão por meio de ensaios que tratem das possíveis relações entre os cursos de jornalismo e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas. O professor de graduação e/ou pós-graduação deverá ter pelo menos dois anos de experiência como professor de jornalismo e/ou Comunicação Social. Não é necessário o professor atuar na cadeira de Jornalismo Cultural.

Prêmios: apoio financeiro mensal, bolsa, direitos autorais dos trabalhos selecionados, atividades de formação diferenciadas para os estudantes e professores, participação em Laboratórios e Fórum Virtuais, títulos de DVDs, CDs e livros. Veja detalhamento dos prêmios e valores no site do instituto Itaú Cultural.

Prazo de inscrição: até 15 de julho de 2011.

Dúvidas: rumosjornalismo@itaucultura.org.br

Acesse o site www.itaucultural.org.br/rumos  e confira todas as caracteríscas do edital, detalhamento dos prêmios e como enviar trabalhos. No blog http://rumositaucultural.wordpress.com/   todos poderão acompanhar as atividades presenciais da caravana Rumos pelo país, novidades, entrevistas, comentários e bastidores.


Nota: O Itaú Cultural também lançou edital em duas outras áreas de expressão: Artes Visuais e Educação, Cultura e Arte. Confira as características e prazos de inscrições no site www.itaucultural.org.br/rumos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário