quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16 e 17 de setembro, acontece o evento Mídia e Eleições: comparando mass media e new media (Simpósio Internacional), em Vitória - ES


Simpósio Internacional "Mídia e Eleições na Alemanha (2009) e no Brasil (2010): Comparando mass media e new media"
Teatro do Goethe-Institut/ICBA


Data: 16-17/09

Horário: 9-17h

Entrada franca

Inscrições: No local, 16/09, 8h

Informações:

progr@salvadorbahia.goethe.org, 71-3338 4700


Este simpósio pretende analisar as novas variáveis atuantes nos resultados eleitorais, as quais surgem em virtude das novas dinâmicas no contexto da mass-média decorrentes de mudanças nos processos de formação de opinião dos eleitores.


O papel complementar ou mesmo a dissolução da mídia impressa como fator crucial no processo de formação de opinião dos eleitores por rádio e TV vem acontecendo há décadas.

Depois que a internet se estabeleceu como new média, houve, nos últimos anos, dois progressos de fato inusitados: por um lado, a crise econômica, em praticamente todos os países, dos jornais diários, até então essenciais para a formação política do eleitor; por outro lado, a consolidação da internet como meio de comunicação interativo, sendo que aqui nos interessa, sobretudo, a web 2.0 , em especial os blogs políticos (independentemente de serem implementados por partidos políticos, top-down, ou pelos próprios eleitores, bottom-up).

A crise financeira dos jornais impressos (de forma totalmente independente da crise econômica), causada pela migração dos investimentos em propaganda da imprensa para as novas mídias e pela tendência a tiragens menores, tem levado a uma tentativa de reposicionamento de periódicos importantes, bem como à extinção de outros e, com isso, a uma reestruturação do mercado da mídia impressa. Trata-se de processos que merecem uma análise no que concerne aos efeitos na formação de opinião e no resultado das eleições políticas em um determinado país.

Os blogs tornam possível uma participação maior dos cidadãos e eleitores na formação de opiniões, por meio de atos comunicativos sem intermediação. Nesse âmbito, é essencial avaliar o crescimento da influência na formação de opinião, assim como o estabelecimento de blogs por partidos e candidatos em forma de movimento top-down, em comparação com o movimento grass-roots democrático.


Programação


Quinta-feira, 16/09:

Comunicação de massa e formação da opinião pública no Brasil
Afonso de Albuquerque (Universidade Federal Fluminense – RJ)

Comunicação de massa e eleições
Jorge Almeida (FFCH-UFBA), Gilberto Wildberger Almeida (UFBA)

Comunicação de massa e formação da opinião pública na Alemanha
Klaus Beck (Universidade Livre da Berlim/Alemanha), Alessandra Aldé (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – RJ)

Sexta-feira, 17/09:

Web 2.0, eleições e formação da opinião pública na Alemanha
Christoph Bieber (Universidade de Giessen/Alemanha)

Mídias sociais em campanhas eleitorais
Wilson Gomes (UFBA), Francisco Jamil Marques (Universidade Federal do Ceará – CE)

Web 2.0, eleições e formação da opinião pública no Brasil
Alessandra Aldé (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – RJ)

“New média” e máss-média’ em eleições – competição ou integração?
Camilo Aggio (UFBA), Silvado Pereira (UFBA)

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